- 21 de novembro de 2023 -
- TI -
- Leia em 6 min
Tecnologia no setor financeiro: qual o impacto?
libercapital

A tecnologia no setor financeiro é, hoje, um elemento disruptivo e transformador, pois influencia o funcionamento de inúmeras atividades e as tendências de mercado do presente e do futuro.
Além disso, a inteligência artificial já faz parte de vários processos internos nas empresas e é um grande diferencial na produtividade e eficácia dos serviços prestados.
Assim como na área de marketing, mobilidade urbana, alimentação e até mesmo na área da saúde, a tecnologia tem movimentado o setor financeiro de forma significativa.
Essa movimentação se dá por meio da elaboração de novas formas de negócios, influência na relação entre marcas e clientes e melhoria do fluxo financeiro das empresas com a utilização de softwares, produtos e serviços de fintechs e diversas outras inovações tecnológicas.
Dessa forma, compreender os papéis da tecnologia no setor financeiro e quais são os seus impactos se tornou fundamental para quem transita pelo mercado das finanças.
Neste post, iremos abordar a tecnologia por um aspecto global e quais os impactos positivos dessas inovações tecnológicas para as empresas.
Quais os impactos da tecnologia no setor financeiro?
Os impactos da tecnologia em qualquer setor é algo que pode ser observado na prática, basta olhar para o entorno que envolve o comportamento das pessoas no dia a dia e o mercado no qual estamos todos inseridos.
Ao contrário da realidade de alguns anos atrás, os serviços mais utilizados pelo ser humano como alimentação, hospedagem, locomoção e diversos outros foram modificados por startups com aplicativos que fornecem produtos e serviços em tempo recorde.
Hoje em dia, não pedimos mais por uma comida e sim por um “Ifood”. Não pedimos mais um táxi e sim um “Uber”. Não alugamos hotéis e casas, alugamos um “AirBnb”. E assim segue também com as health techs e fintechs.
Esse movimento do protagonismo da tecnologia em todos os setores é algo esperado há muitos anos e que vêm se concretizando nos dias atuais, com promessas ainda mais promissoras para o futuro.
No setor financeiro, a tecnologia possibilitou que as pessoas se livrassem da burocracia dos bancos tradicionais, facilitou o acesso ao mercado financeiro, reduziu o tempo e a energia gasta em diversos processos financeiros, dentre vários outros benefícios.
Com isso, os impactos da tecnologia no setor financeiro foram consolidados nos últimos anos, descentralizando o mercado financeiro, simplificando o acesso ao crédito e moldando um novo comportamento de cliente, muito mais dinâmico e exigente.
Quando otimizamos tarefas repetitivas e operacionais no setor financeiro, por meio da inteligência artificial e do machine learning, os processos se tornam mais ágeis e a experiência do cliente alcança novos patamares.
Quais as principais tendências de tecnologia no setor financeiro?
Dentre as principais tendências de tecnologia para o setor financeiro podemos destacar a inteligência artificial como uma predominante no mercado, com as fintechs, os softwares e demais startups do setor financeiro.
Fatores como a inovação serão os grandes determinantes na conquista de uma rede de clientes, visto que a transformação digital estabeleceu novas exigências de mercado e faz parte do novo comportamento do consumidor.
Compreender quais são as tecnologias para o setor financeiro e de que forma ela impacta as empresas como um todo é fundamental. Portanto, confira algumas das principais tendências tecnológicas no setor financeiro.
Inteligência artificial e Machine Learning
A inteligência artificial e o machine learning são os norteadores que envolvem a maioria das inovações tecnológicas, principalmente no setor financeiro.
As grandes empresas e indústrias do mundo todo já investem todas suas fichas no machine learning e colhem os resultados da otimização de processos operacionais.
O machine learning traduzido para o português como “aprendizado de máquina” pode ser visto nos processos de produção das empresas, nos sistemas de vigilância e em diversos outros processos internos das organizações que demandam um tempo significativo dos colaboradores.
Open Banking
O Open Finance faz parte de um movimento transformador na forma de compartilhamento de dados e serviços de clientes pelas instituições financeiras.
Em outras palavras, todo o histórico de crédito que os clientes construíram ao longo dos anos poderão ser compartilhados com outras instituições, sem a necessidade de iniciar o score “do zero”.
Essa é uma forma das pessoas terem mais controle e autonomia de seus dados, de maneira democrática e acessível. Algumas instituições como o Banco do Brasil, Bradesco e startups como a Nubank já participam do Open Banking.
Fintechs
As fintechs são soluções tecnológicas voltadas para o setor financeiro, seja para:
- gestão de empresas;
- pagamentos;
- seguros;
- empréstimos ou
- qualquer outra finalidade que envolva as finanças.
Com isso, se manter informado sobre as novidades e as inovações tecnológicas é fundamental, assim como analisar quais são as demandas da empresa e quais os pontos estratégicos que podem ser melhorados.
De acordo com relatório de 2021 feito pela Distrito, o setor de fintechs é um dos maiores no Brasil, com destaque para o segmento de crédito.
Um exemplo disso é a Liber Capital, uma fintech brasileira especializada em antecipação de recebíveis, ou seja, uma grande aliada no fluxo financeiro das empresas e na sua rede de fornecedores.
Além disso, a Liber Capital conta com uma plataforma totalmente digital, com assinatura digital pelo smartphone, atendimento completamente personalizado, painéis exclusivos para cada cliente e insights de mercado com especialistas que possuem anos de experiência.
Para saber mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar sua empresa com a antecipação de recebíveis, clique aqui e confira!
Para concluir…

É importante que as empresas, indústrias e demais organizações estejam cada vez mais abertas para a transformação digital e para as contribuições positivas que a tecnologia proporciona.
Compreender as tendências da tecnologia no setor financeiro é uma forma de enxergar novas possibilidades e oportunidades para os negócios, seja nos processos internos das empresas, investimentos, na gestão ou até mesmo no atendimento ao cliente.
Assim como todas as transformações do mercado atual, a tecnologia também é mais um elemento chave na melhora da experiência do cliente, que cada vez mais ganha autonomia e protagonismo no mercado.
Gostou do conteúdo? Então acesse o blog da Liber Capital para conhecer mais informações sobre o mercado financeiro e as tecnologias atuais!