- 16 de novembro de 2023 -
- Gestão Financeira -
- Leia em 7 min
Como garantir a saúde financeira do seu negócio
libercapital

Uma das grandes preocupações de empresas de qualquer porte é garantir a saúde financeira do seu negócio. Isso acontece porque essa gestão eficiente das finanças é uma das maiores responsáveis pelo sucesso da organização.
Além disso, uma gestão financeira feita da maneira correta pode garantir suporte em momentos de crise que exigem adaptação. Assim, é indispensável pensar na sustentabilidade financeira a longo prazo.
Pensando nisso, a Liber Capital decidiu escrever este artigo para te ajudar a entender sobre a situação da sua empresa e como melhorar a saúde financeira da mesma. Acompanhe!
O que é saúde financeira de uma empresa?
Antes de mais nada é essencial definir o significado de saúde financeira de um negócio. O objetivo de toda empresa é obter solidez nas suas operações e torná-las sustentáveis a longo prazo. Nesse sentido, manter a saúde financeira de uma empresa é garantir uma gestão eficiente das suas finanças.
Isso quer dizer que é preciso registrar, analisar e gerenciar todas as operações financeiras da empresa e manter o controle real sobre as mesmas. Assim, será possível proporcionar crescimento ao investir no negócio.
Como avaliar a saúde financeira do seu negócio
Para conhecer a situação da saúde financeira da sua empresa é preciso fazer uma análise de suas finanças.
O objetivo da análise é mensurar o desenvolvimento de uma organização para estudar a fundo a situação financeira do negócio. Assim, é possível entender a capacidade real da empresa de gerar lucro e se sustentar ao longo prazo.
Existem diversas metodologias e indicadores para realizar a análise da saúde financeira de uma empresa. Por isso, a Liber Capital separou alguns indicadores para ficar de olho:
- Custos fixos e variáveis – são os recursos necessários para o funcionamento do negócio e aqueles que variam de acordo com a demanda, produção e atividade, respectivamente;
- Endividamento – a relação entre o montante de recursos próprios e o valor que deriva de empréstimos e financiamentos utilizados na operação;
- Faturamento – é o valor gerado pelas vendas, que indica o desempenho da empresa em relação às metas traçadas;
- Lucratividade – é o lucro que se obtêm (ou não) com as vendas e é responsável por mostrar se a empresa é sustentável a longo prazo
- Ponto de Equilíbrio (ou Break Even) – indica o faturamento a ser atingido para igualar os custos fixos e variáveis à receita e revela se existe necessidade de financiamento ou se as condições permitem investimentos.
Como garantir a saúde financeira do seu negócio
Feita a análise da saúde financeira da sua empresa e revisado os indicadores, é hora de reajustar a situação das finanças da organização.

Elaborar um bom planejamento financeiro
O primeiro passo para garantir a saúde financeira do seu negócio é elaborar um bom planejamento financeiro. A sua importância se deve ao fato de que, quando bem feito, o planejamento favorece o controle eficiente das finanças e permite que a empresa se adapte diante de uma crise.
Sendo assim, o planejamento serve para deixar claro quais são os objetivos a serem perseguidos e, assim, instituir metas para alcançá-los. Nesse sentido, o mesmo deve estar inserido dentro do planejamento estratégico global da empresa e adequado à realidade do mercado.
Depois de estabelecidos os objetivos e as metas para alcançá-lo, há processos específicos que merecem atenção. Entre eles, registrar, avaliar e sempre atualizar os custos fixos e variáveis da empresa.
Esse simples movimento nas finanças da organização é o primeiro para outros mais complexos, uma vez que permite que a empresa planeje o seu capital de giro para atingir a liquidez necessária.
Aposte na automação
Cada vez mais a tecnologia invade a rotina de empresas e pessoas. Para o setor de finanças não poderia ser diferente. Assim, há uma relação direta entre o uso de tecnologia e a saúde financeira de uma empresa.
A realidade é que conforme as operações de uma organização vão se desenvolvendo, as finanças vão adquirindo maior complexidade e volume e o controle manual se torna impossível e ineficiente.
Portanto, a tecnologia entra em ação para automatizar muitos desses processos manuais e facilitar as operações, como o preenchimento de notas fiscais e a emissão de relatórios.
Ao automatizar as tarefas, é possível focar na avaliação e análise de dados do setor, porque os esforços humanos podem ser redirecionados para operações mais estratégicas. O que não só torna a tomada de decisão mais eficiente como também evita retrabalhos e erros.
Por fim, a tecnologia ainda é capaz de conferir mais segurança ao guardar e transmitir informações, ampliar a visualização de dados e também reduzir custos. Ou seja, um passo importante para garantir a saúde financeira do seu negócio.
Considere opções de crédito
Por mais que muitas pessoas associem crédito a endividamento, na verdade, esse dispositivo pode ser o responsável por impulsionar o seu negócio e permitir a liquidez necessária das operações, quando feito a partir de um bom planejamento.
Cada vez mais o sistema financeiro brasileiro vem expandindo a carta de opções para quem precisa de crédito, especialmente pequenas e médias empresas, que costumam encontrar dificuldades no que diz respeito ao capital de giro e gerenciamento de fornecedores.
Uma dessas modalidades que permitem o acesso ao crédito é a antecipação de recebíveis de duplicatas. Ela permite que a empresa antecipe valores a receber, financiados por uma cadeia de investidores, que é gerenciada por instituições financeiras especializadas na operação, como a Liber Capital.
Como funciona a antecipação de recebíveis para fornecedores?
Do ponto de vista do fornecedor, essas operações, diferentemente de CCB (Cédula de Crédito Bancário), não possuem IOF ou tarifas bancárias, e não oneram seu limite de crédito junto a instituições financeiras.
Isso ocorre, pois o risco de crédito está no sacado (na empresa que possui o contas a pagar). Além disso, essas antecipações não são reconhecidas como dívidas nos seus balanços.
Então, basicamente, houve a antecipação ou o recebimento daquele título que seria pago no futuro por intermédio de uma instituição financeira, como a Liber. No vencimento desse título, uma vez que você já recebeu os recursos provenientes dele, o sacado (empresa que possui o contas a pagar), paga diretamente a instituição financeira que antecipou os recursos para sua empresa.