FAQ – Portal de Pagamentos
- O que é o Portal de Pagamentos?
O Portal de Pagamentos é uma ferramenta que proporciona a utilização dos meios de pagamento Liber sem necessidade de integração ao sistema da indústria e/ou distribuidor.
O PagDireto é um dos meios de pagamento disponíveis que utiliza os recebíveis de cartões dos estabelecimentos para pagar a indústria e/ou distribuidor. Esse produto foi viabilizado por meio da Regulação 4734 em 2021, que permite outras instituições, além de bancos e adquirentes, a realizarem negociações desse ativo.
- Como eu consigo acessar a plataforma?
Acesse o site Portal Liber e realize seu cadastro. Você receberá um email com código para confirmação do usuário e depois é só entrar em contato com o Bava para realizar o vínculo do seu e-mail à empresa que você representa. Após isso, é só realizar o login e terá acesso a nossa plataforma.
- Como recuperar a minha senha?
Em caso de esquecimento da senha, é só inserir o email de cadastro e clicar em “Esqueceu a senha?” e assim receberá um email com um novo link para redefinição.
- Como cadastrar os meus clientes para cobrar com Pag Direto?
Para realizar o cadastro da base de clientes, siga as instruções abaixo:
- Acesse a opção “Menu”
- Clique em “Clientes”
- Clique no botão “incluir+”
- Faça o upload das informações dos estabelecimentos que serão cobrados com os meios de Pagamento Liber
Após feito o upload em arquivo em formato .csv, é mostrado na tela as informações enviadas e também é enviado um email individualizado para cada cliente com o termo de aceite nominal. Nesta página é possível acompanhar o Status do Aceite por cliente para o pagamento com recebíveis. No modal do portal, será disponibilizado o modelo .csv que é aceito para realizar o processo.
- Como reenviar o termo de aceite à minha lista de clientes?
Para reenvio do e-mail com o termo de aceite, será necessário repetir o cadastro do mesmo cliente através do upload de arquivo. No momento, não há um botão de reenvio, caso prefira reenviar através do nosso time, entre em contato pelo canal de atendimento e solicite um envio manual. O mesmo processo também deverá ser feito em caso de alteração de e-mail por parte do cliente.
- Como realizar o envio das cobranças que serão feitas com recebíveis via portal?
Para disparar as Cobranças com PagDireto, é necessário realizar o upload das informações de pedidos e o funcionamento é semelhante ao fluxo de cadastro de clientes.
Acesse o Menu, clique em “PagDireto” e depois em “Cobranças” e verá o botão de “incluir+”. Faça o upload das informações dos pedidos que a indústria e/ou distribuidor deseja cobrar com meios de Pagamento Bava.
As informações de Pedidos necessárias para gerar as cobranças são:
- Código do Pedido
- CNPJ/CPF
- Valor do pedido
- Data de início da Cobrança
- Data final da Cobrança
Após feito o upload em arquivo em formato .csv, é mostrado na tela as informações enviadas, status de pagamento, data de criação da cobrança, data prevista de liquidação e detalhes do pedido.
- O que significa cada status de cobrança no Portal?
Em processamento – O pagamento foi solicitado e está sendo processado.
Processado – Os recebíveis foram averbados com sucesso, aguarde a liquidação.
Liquidação iniciada – O primeiro recebível averbado foi liquidado.
Pago – Todos os recebíveis averbados foram liquidados.
Em cancelamento – O cancelamento foi solicitado e está sendo processado.
Cancelado – A solicitação de pagamento foi cancelada.
Contestado – A operação foi contestada pela adquirente ou pelo titular dos recebíveis.
Recusado – A solicitação de pagamento foi recusada.
Falha – Ocorreu um erro, entre em contato conosco via telefone ou WhatsApp: 0800 326 0941 ou canal de atendimento.
- Quando e como consigo cancelar uma averbação já realizada?
Não é possível cancelar a operação, uma vez realizada a averbação. Então, nesse caso, é recomendado negociar a emissão de uma carta de crédito para próxima compra, assim como deve ser feito atualmente para compras à vista. Apenas é possível solicitar o cancelamento, no status ‘Em processamento’. Para solicitar o cancelamento, abra um chamado no canal de atendimento.
- Não recebi o valor na data prevista. O que eu faço?
Pode acontecer da adquirente atrasar a transferência dos valores para indústria e/ou distribuidor. Nesse caso, o Bava fará uma contestação junto à registradora e o valor cairá dentro de alguns dias. Esse acompanhamento será realizado pelo time de atendimento e operações junto do colaborador da indústria e/ou distribuidor.
- Meu cliente não quer mais pagar com os recebíveis dele, como eu revogo a autorização dada à minha empresa?
Quando o estabelecimento sinalizar à indústria e/ou distribuidor que não gostaria mais de realizar seus pagamentos com seus recebíveis de cartão, a indústria e/ou distribuidor deverá abrir um chamado no canal de atendimento canal de atendimento, com o CNPJ/CPF do cliente. Dessa forma, o nosso time atualizará as informações do cliente em sua base de dados.
- Meu cliente sinalizou que não está recebendo os emails de status dos pagamentos e extrato. O que eu faço?
Confirmar com o cliente se o e-mail que a empresa cadastrou no portal é o mesmo que é utilizado por ele. Se ele tiver trocado, abrir o chamado no canal de atendimento, informar o CNPJ e solicitar reenvio de extrato, adicionando o e-mail novo. Em até 2 dias úteis o cliente receberá a informação e o time atualizará a informação na base de dados.