• 6 de novembro de 2023 -
  • Gestão Financeira -
  • Leia em 6 min

Duplicatas mercantis: o que são e como funcionam?

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Duplicatas mercantis: o que são e como funcionam?

Uma das formas de crédito para empresas realizarem compras são as duplicatas mercantis, elas podem ser pouco conhecidas pela maioria das pessoas, mas são muito utilizadas por empresários no dia a dia.

As duplicatas mercantis são títulos emitidos para que o sacado possa cumprir com compromissos financeiros e para que fornecedores tenham um meio de recebimento legal que assegure o pagamento dos clientes.

Embora haja outras formas mais populares como o cartão de crédito, as duplicatas mercantis podem ser mais interessantes para que fornecedores possam fazer uma boa gestão de seus recebíveis.

Para entender mais sobre o que são duplicatas mercantis, como funcionam e saber outros detalhes importantes destes documentos, confira o conteúdo!

O que são duplicatas mercantis?

As duplicatas mercantis são documentos em forma de título de crédito que têm o objetivo de registrar a venda de mercadorias a prazo feitas em relações comerciais entre fornecedores e seus clientes. Esse título é designado ao sacado e é uma forma segura para garantir o pagamento ao fornecedor.

Além disso, as duplicatas mercantis são documentos previstos pela lei N° 5.474/1968, que exige a presença de alguns dados para que esse título de crédito seja válido. Veja, abaixo, o que não pode faltar em duplicatas mercantis:

  • “I – a denominação ‘duplicata’, a data de sua emissão e o número de ordem;
  • II – o número da fatura;
  • III – a data certa do vencimento ou a declaração de ser a duplicata à vista;
  • IV – o nome e domicílio do vendedor e do comprador;
  • V – a importância a pagar, em algarismos e por extenso;
  • VI – a praça de pagamento;
  • VII – a cláusula à ordem;
  • VIII – a declaração do reconhecimento de sua exatidão e da obrigação de pagá-la, a ser assinada pelo comprador, como aceite, cambial;
  • IX – a assinatura do emitente.”

Como funcionam as duplicatas mercantis?

As duplicatas mercantis são emitidas todas as vezes que uma compra a prazo de mercadorias é feita por um cliente ao seu fornecedor. A partir do momento em que o cliente aceita a duplicata, ela passa a ser um título de crédito.

Neste caso, é muito importante que o cliente sacado esteja de acordo com os detalhes descritos na duplicata, pois a partir do momento em que ela é aceita, ele assume a obrigação de cumprir com o seu pagamento dentro dos prazos estipulados.

Isso significa que, caso os pagamentos não sejam reconhecidos até o vencimento, as duplicatas estarão sujeitas a protesto. Dessa forma, o fornecedor tem os direitos de recebimento garantidos por lei e o não cumprimento dessas obrigações pode causar restrições ao CNPJ ou CPF do sacado.

Sobretudo, é válido lembrar que, segundo as descrições da lei, o cliente tem o direito de recusar as duplicatas mercantis em algumas circunstâncias. São elas:

  • “I – avaria ou não recebimento das mercadorias, quando não expedidas ou não entregues por sua conta e risco;
  • II – vícios, defeitos e diferenças na qualidade ou na quantidade das mercadorias, devidamente comprovados;
  • III – divergência nos prazos ou nos preços ajustados.”

Qual a importância das duplicatas mercantis?

A duplicata mercantil é um título de crédito que amplia as possibilidades de compra entre fornecedores e seus clientes, permitindo que eles façam negócios que podem ser pagos com prazos estipulados. Com isso, o cliente tem condições de cumprir suas obrigações e o fornecedor tem o seu direito de recebimento assegurado pela lei.

Portanto, os compradores (sacado) se beneficiam com a possibilidade de crédito para compra de mercadorias que vão aumentar as suas possibilidades de negócio e crescimento.

Já os fornecedores têm a oportunidade de ampliar seus negócios e conseguir mais clientes que vão comprar seus produtos e aumentar o seu faturamento.

Essas vendas a prazo são importantes, pois, mesmo que o dinheiro não venha na hora, é possível utilizar esses títulos de crédito para fazer antecipações de recebíveis.

Como é possível fazer antecipação dos recebíveis?

Depois que as duplicatas são aceitas e os prazos de pagamento estão estipulados, o fornecedor espera pela data de vencimento para receber seus títulos. No entanto, é possível fazer a antecipação de recebíveis e utilizar esses direitos creditórios para adiantar esses valores e melhorar o fluxo de caixa.

Na antecipação de recebíveis, o fornecedor pode gerenciar as suas contas a receber de modo a adiantar esses valores em instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço. Ele não receberá todo o valor previsto na duplicata, pois serão descontadas as taxas e juros da operação.

Ainda assim, receber esses valores adiantados pode significar a oportunidade de adiantar investimentos em suas empresas ou a resolução de problemas financeiros imprevistos.

Contudo, seja qual for o caso, a antecipação de recebíveis é uma ótima forma de crédito que permite aos fornecedores utilizarem antes o dinheiro que só iriam receber no futuro.

Como a Liber Capital pode te ajudar?

Para fazer a antecipação de recebíveis, a Liber Capital oferece uma plataforma de marketplace completa que conecta toda a cadeia produtiva, a qual envolve o cliente (sacado), o fornecedor e até mesmo os investidores (instituições financeiras).

Essa é uma forma de conseguir crédito de uma maneira muito fácil e prática, acessando a plataforma e conferindo todas as oportunidades que a emissão de suas duplicatas mercantis lhe proporciona como fornecedor.

Acesse o nosso site para saber mais sobre a plataforma da Liber Capital, conheça todos os detalhes da antecipação de recebíveis e saiba qual papel sua empresa pode fazer para se beneficiar desta solução. Saiba mais!

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